sexta-feira, 19 de junho de 2009

Carne X Amazônia



Venho acompanhando por jornais e televisão um fato no qual já vinha sendo dito ha tempos por diversas ONGs, e só agora o negocio ficou serio de verdade carne X Amazônia Quantas arvores são desmatadas, para saciar a fome de um carnívoro sem noção da procedência do que come hein?
Dezenas, de fazendas estão embargadas na região do Pará, por atividade pecuária de forma ilegal. O MPF está trabalhando com 21 dessas fazendas, que são as principais da região. Sete já estavam embargadas desde 2006, ou seja, impedidas de exercer qualquer atividade. O Ibama voltou lá em 2008 e constatou que elas continuam utilizando área para a pecuária. Continuam inclusive plantando capim para a pastagem. Várias outras foram embargadas agora em 2009.

E os frigoríficos são responsáveis diretos por esse dano. A cadeia produtiva frigorífico/fazenda é uma cadeia direta, ou seja, a fazenda só existe naquela região pelo frigorífico. Tanto é verdade que com o crescimento de alguns frigoríficos, a gente viu um crescimento de fazendas...
O frigorífico tem responsabilidade direta com o proprietário da fazenda, porque a fazenda só está criando gado porque o frigorífico está ali pra comprar.

Com base no decreto do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, essas empresas também são responsáveis pela cadeia produtiva. O MPF identificou 72 grandes empresas, empresas nacionais que compram desses frigoríficos, e está enviando a elas uma recomendação para que deixem de comprar desses frigoríficos, ou seja, deixem de participar dessa cadeia produtiva que acaba gerando dano para a floresta amazônica. E mais: que elas possam informar ao seu consumidor que aquele produto que ela vende tem origem de desmatamento da Amazônia.
O Greenpeace fez um levantamento paralelo da cadeia da carne e do couro em estados amazônicos e concluiu que a produção da região abastece também o mercado externo.
PALMAS para o MPF (Ministério Publico Federal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário