quinta-feira, 2 de julho de 2009

São tantas emoções...



É serio! Estava eu, no barbeiro esperando minha vez e li em uma revista e faz bastante sentido, quando estamos stressados temos um certo cansaço físico mesmo sem ter feito esforços. Foi por ai, que raciocinei após ter lido o artigo e constatei os fatos.

Sentimentos como medo, dúvida ou até mágoa podem desencadear sintomas físicos por todo o corpo. É a chamada somatização, uma área que a medicina tem investigado a fundo.
Somatização o nome já diz, é a soma entre distúrbios psíquicos levando aos orgânicos.

Os dez problemas físicos mais relatados pelos somatizadores são: dor no peito, fadiga, tontura, dor de cabeça, inchaço, dor nas costas, falta de ar, insônia, dor abdominal e torpor.
pessoas de famílias com histórico de hipertensão, quando estão passando por um conflito prolongado, um estresse intenso, podem vir a desenvolver problemas na área cardiovascular, enquanto indivíduos com passado familiar de câncer tendem a desenvolver um tumor sob forte pressão reprimida.
Às vezes a vulnerabilidade não é hereditária, mas foi adquirida devido a um acidente, como no caso de uma pessoa que, anos após ter sofrido uma fratura, desenvolve dores no local quando está em situações de forte estresse.

E hoje, escutei uma musica do Los Hermanos onde, uma parte tem haver com o que escrevi.

Posso ouvir o vento passar,
assistir à onda bater,
mas o estrago que faz
a vida é curta pra ver...
Eu pensei..
Que quando eu morrer
vou acordar para o tempo
e para o tempo parar:
Um século, um mês,
três vidas e mais
um passo pra trás?
Por que será?
... Vou pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário